São Paulo é considerada internacionalmente um polo de criatividade de arte urbana.
O grafite, antes considerado uma contravenção, hoje transforma quase 100 mil ruas e avenidas em verdadeiras galerias a céu aberto que já fazem parte inclusive de roteiros turísticos.
Nas últimas décadas o grafite consolidou-se como uma parte importante da cultura pop ganhando reconhecimento e espaço em galerias de arte e exposições no mundo inteiro.
Utilizando sprays, estênceis e idéias, os grafiteiros interferem no meio urbano e marcam tendências políticas e sociais nas ruas de São Paulo.
Utilizando sprays, estênceis e idéias, os grafiteiros interferem no meio urbano e marcam tendências políticas e sociais nas ruas de São Paulo.
Vale a pena percorrer a cidade e conferir as obras dos artistas e seus diferentes estilos de traços e desenhos que colorem o dia a dia da metrópole.
Veja alguns points de grafite conhecidos em São Paulo:
- Túnel da Paulista: Coberto por painéis coletivos, em forma de mosaico nos desafia a identificar as diferentes formas de expressão com o uso do spray.
- Bairro da Liberdade: Os desenhos no bairro da colônia oriental em São Paulo não poderiam ser mais apropriados, numa demonstração de que o grafite paulistano reflete elementos da cultura local. Inclua no percurso a rua Galvão Bueno e a rua da Glória.
- Pinheiros e Vila Madalena: Quem já não ouviu falar do Beco do Batman, nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros Albuquerque?! O espaço é totalmente coberto por trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros. Além do beco, muitos muros e lojas ganham o colorido do grafite.
- Avenida 23 de Maio: O painel tem quase 1.000 m² e impressionante perfeição e riqueza de detalhes em técnicas de grafite.
O roteiro do grafite em São Paulo não para por aí. Há intervenções em diversas ruas na região da Consolação, em viadutos como o Júlio de Mesquita Filho, na estação de trem da Lapa, no bairro da Mooca e outros pontos. Algumas agências de turismo na capital - como a Graffit Viagens e Turismo, a Receptivo Brasil e a Go In São Paulo - já reconheceram o potencial desse atrativo para os visitantes e desenvolveram produtos voltados ao tema.
#FicaDica:
Pra quem quiser levar o grafite pra casa: Acontece no dia 17 de maio na Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1731, São Paulo o lançamento do livro que reuni as obras expostas no TRANSFER 2010. Inspire-se!
Referencias: TRANSFER, www.cidadedesaopaulo.com , www.catracalivre.com.br
Todas as imagens foram retiradas da web.
No comments:
Post a Comment