Imagine a quantidade de prédios e casas existentes em São Paulo? Agora, imagine se a grande maioria deles tivessem o conceito da arquitetura sustentável? Se isso fosse verdade, kms de mata estariam preservados, milhões de m3 de água seriam economizados e muitos kws de energia seriam poupados.
Mas afinal, o que é arquitetura sustentável?!
Segundo a Wikipédia, é considerada arquitetura sustentável toda forma de arquitetura que leva em consideração formas de prevenir o impacto ambiental que uma construção pode gerar.
Surgida pelos anos de 1970, a arquitetura sustentável preconiza que uma construção deve alterar minimamente o meio ambiente em que está inserida. Utilizando a maior quantidade possível de elementos de origem natural e garantindo um aproveitamento racional dos recursos necessários para iluminar e ventilar os ambientes; de forma a reduzir os desperdícios nessas áreas. Além disso, a arquitetura sustentável deve preocupar-se com o uso de materiais certificados e que venham de fornecedores legalmente estabelecidos e que professem as mesmas crenças em relação a diminuição dos impactos ambientais e das emissões de gases poluentes. É também freqüente o uso de materiais considerados ecologicamente correto como os reciclados ou os oriundos de projetos sociais.
Não dá mais para pensar no mundo sem se preocupar com sua preservação. Cada vez mais, o design, a decoração e a arquitetura se ligam à sustentabilidade, em um caminho que, felizmente, parece não ter mais volta. No Brasil, o atestado de boa conduta ambiental e social mais difundido é a Certifcação LEED do USGreen Building Council (GBC) Conselho Norte Americano de Prédios Verdes.
Confira alguns projetos com certificação Leed no Brasil:
Edifício Rochaverá em São Paulo Leia mais
O Colégio Estadual Erich Walter será a primeira escola brasileira com certificação Leed Leia mais
Os exemplos acima possuem a certificação Leed, mas para ter uma construção sustentável você não precisa não necessariamente obter esta certificação. Em seu próximo projeto pense de forma sustentável! Utilize materiais ecológicos , use cisternas para capturar a água da chuva, abuse da iluminação natural, gere energia solar e reduza a geração de resíduos.
Para acompanhar mais de perto alguns projetos de arquitetura sustentável vá até o MAM :
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
São Paulo – SP
De terça a domingo, das 10h às 17h30 - Até 16 de junho
Entrada: R$ 5,50 (Sócios do MAM, crianças de até 10 anos e adultos com mais de 65 não pagam)
Aos domingos, a entrada é gratuita para todo o público, durante todo o dia.
Mais informações: www.mam.org.br
Todas as fotos foram retiradas da web.