Já citamos aqui as cores de 2011, Honeysucle e Toque de Limão, já falamos da previsão de tons para 2012 e no post passado demos dicas de como escolher a sua cor baseado na sensação que ela transmite.
Hoje resolvemos falar do Feng Shui. Por que não usar esta técnica milenar dos chineses para deixar seu ambiente mais harmonioso?
Segundo o Wikipedia, a tradução literal do termo é vento e água, representam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.
Na atualidade o Feng Shui é utilizado pelos decoradores, arquitetos e designers de interiores para decorar seu ambiente, trazendo mais harmonia entre um espaço físico e os objetos que o compõem.
Visitando o site da Tintas Suvinil me deparei com um bom conteúdo sobre o assunto e vamos usá-lo como guia. Além disso eles possuem uma consultora digital que responde todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Segundo ela, "Tudo que existe possui cor. As cores são utilizadas para harmonizar ou causar algum desconforto, dependendo da forma que é empregada. Na cromoterapia, vemos que as cores podem curar, alegrar, entristecer, aumentar o apetite ou perdê-lo.
Justamente por esses motivos é que devemos nos preocupar com a correta utilização das cores. Escolher com muito cuidado e carinho faz com que o ambiente se torne agradável de se viver.
Harmonizando com o Feng Shui, poderemos escolher melhor qual será a área que iremos ativar sem causar prejuízo à integridade do fluxo de energia que circula em nossos lares e ambientes de trabalho."
Ba-guá
É uma figura geométrica de oito lados, que relaciona os ambientes com as nove áreas essenciais de maior interesse da vida humana. Estas áreas são: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos e saúde. Para cada uma dessas áreas poderão ser utilizadas cores distintas.
As cores de cada área: